ROTA DO AZEITE
ROTA DO AZEITE

Programa de Passeio Etnográfico

Levamo-lo a visitar e participar no processo de fabrico artesanal do azeite no vale do rio Ceira, desde o processo de apanha da azeitona, transporte, selecção, até à prensagem num lagar de varas movido a água. O programa contém ainda uma tibornada e outras iguarias regionais, uma refeição que era servida num velho lagar de azeite. Haverá animação com música tradicional, um ponto de venda de artesanato e claro muito azeite.

Chegada a Góis (Bombeiros Voluntários de Góis)

Início do processo de prensagem, onde os participantes podem ter um papel activo. Será feita uma lagarada de propósito para este grupo. Este lagar tem a água como fonte de energia. A água proveniente de uma levada faz mover uma roda, que por sua vez move a entrosga pequena que por sua vez move a entrosga grande (levadoura) e por sua vez move as galgas num velho pio. É neste pio onde são colocadas as azeitonas, que depois de prensadas são transportadas para as enceiradouras, através das ceiras.

O Almoço realiza-se no restaurante Tranca da Barriga na aldeia da Cabreira. Entradas: queijo de cabra, chouriço e azeitona, o prato (tibornada) - a tibornada é feita à base de bacalhau, batata, couve, alguns segredos e muito azeite. Este prato era confeccionado pelos trabalhadores dos lagares que aproveitavam o azeite quente que era produzido para molhar a broa de milho. Todo regado por um bom vinho e acompanhado de broa cozida em forno de lenha. O final é rematado com uma maravilhosa tijelada – doçaria regional à base de ovos.

A massa feita de manhã é prensada por duas varas de madeiras, daí este tipo de lagares ser chamado de varas. Todo o restante processo de separação do azeite da água é o saber que ainda guardam os velhos mestres de lagar, que passam os seus conhecimentos apenas por via oral, razão pela qual é tão rica e intensa a participação neste processo. No final o mais puro azeite é retirado após um processo demorado, que talvez por causa disso tenha como resultado final um sabor tão requintado.

Final do programa, com um bailarico com música regional e um lanche onde o mel, as filhozes, a broa, o queijo e o vinho têm lugar.

Inclui: a tibornada (almoço), guia, monitores de actividade e animação do programa, 1 recordação de Góis e 1 garrafa de azeite artesanal por pessoa. O almoço é o designado no programa por tibornada (prato com bacalhau e bastante azeite – qualquer pedido de ementa especial deve ser feito com antecedência). Inclui lanche.

Arranje um grupo e organize uma data específica para a sua família, grupo de amigos ou empresa!



Mais informações: mail@muitaventura.com | Contactos


DSTQQSS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
empresas escolas grupos
AVENTURAS
CLIENTES
NEWSLETTER
Para receber no seu e-mail as Notícias, novas Aventuras e outras informações, inscreva-se na nossa newsletter.
Rua Marquês Viana, 31 Sintra
(LARGO DA FEIRA DE S. PEDRO SINTRA)
Telemóvel: +351 967 021 248 (TMN)
E-mail: mail@muitaventura.com

RNAAT 59/2007 Certificado de Turismo Natureza Registo nº 170/DRLVT
Visitas: 4499991
Todos os direitos reservados. © 2012 MuitAventura. Desenvolvimento e Design : iconO2 [www.iconO2.com]
Conflitos de Consumo