Canyoning Rio Teixeira

Extensão: 1,5 a 2 km

Duração: cerca de 4 horas

Dificuldade:Canyon de dificuldade média quando realizado com caudal estival

Altitude inicial: 405 m

Altitude de chegada:195 m

Desnível Total: 210 m

Período recomendado: Abril a Outubro, dependendo das condições climatéricas
CANYONING NO RIO TEIXEIRA
CANYONING NO RIO TEIXEIRA

O vale do rio Teixeira apresenta encostas degradadas e pobres em vegetação (apenas arbustos), consequência dos recentes incêndios. Mas nas margens ainda se encontra uma vegetação diversificada de árvores e arbustos, como amieiros, salgueiros, carvalhos, fetos-reais, etc.

Relativamente à geologia predominam os granitos e os xistos.

Vale encaixado mas com diversas escapatórias.

Hidrologia: afluente do rio Vouga. Uma mini-hídrica a montante retira parte da água do rio mantendo-o durante o período estival com um caudal ecológico. Com esse caudal não existem problemas de movimentos de água. No entanto, como a bacia hidrográfica tem uma área significativa após um período de forte precipitação o rio pode tornar-se perigoso ou mesmo impraticável. Qualidade da água: boa e límpida. Temperatura da água aproximada de 14 a 20ºC, dependendo da época do ano e hora do dia.

FICHA TÉCNICA

Extensão: 1,5 a 2 km
Duração: cerca de 4 horas
Dificuldade: Canyon de dificuldade média quando realizado com caudal estival
Altitude inicial: 405 m
Altitude de chegada: 195 m
Desnível Total: 210 m
Período recomendado: Abril a Outubro, dependendo das condições climatéricas

Local de encontro: Às 9h, na povoação de S. João da Serra, no largo junto à estrada principal (tem uma pequena capela, MB, mercearia, café).

Descrição técnica: Logo após entrada no rio encontra-se o primeiro rappel equipadas em duas linhas (direita e esquerda). Este, com cerca de 25 metros, tem diversas plataformas e é relativamente escorregadio, terminando numa piscina larga só parcialmente com pé. Após cerca de 15 minutos de caminhada ao longo de leito, com grandes blocos e algumas piscinas, surge o segundo obstáculo que é necessário transpor recorrendo a um rappel. 35 m . A cascata é parcialmente em rampa e bastante escorregadia, para quem não domina as técnicas de rappel pode-se montar um rappel guiado. Segue-se uma progressão ao longo do leito até a uma piscina ampla e profunda com ressalto de 4 metros. Possibilidade de tobogã ou saltos com diversas alturas.

O rio entra numa zona mais estreita com bancadas de xisto. O último obstáculo pode ser realizado transpondo um pequeno ressalto de 2 m, onde se faz um rappel com 15 m para uma piscina comprida e sem pé. Antes do ressalto de 2 metros pode optar-se por subir um pouco pela direita e fazer um rappel de uma pequena árvore. Neste caso o rappel tem cerca de 22 metros para zona sem pé.

Pouco depois dessa piscina saimos pela margem esquerda, seguindo um caminho ao longo, são cerca de 5 minutos até à estrada, onde estão as viaturas.

Recomendações: O participante deverá ter boa condição física, ter realizado um canyon com rapeis ou ter realizado rappel mais que uma vez. No entanto, é possível realizar sem qualquer experiência prévia.

Recomendamos o alojamento de véspera na região, para estar à hora no dia da actividade. Podemos fazer a reserva em residencial em Sever do Vouga.

Logística: O que deve trazer: Deve trazer água e farnel (almoço leve à fruta e barras energéticas e/ou de cereais). É necessário trazer calçado para andar na água (botas de caminhada), meias de neoprene (facultativo), camisola de Lycra (facultativo), mochila pequena para andar na água, protector solar, elástico para prender o cabelo (caso tenha cabelo comprido). Quem usar óculos graduados deve aplicar um cordão nas hastes para estes andarem mais seguros.

O que é o Canyoning?

Canyoning - significa desfiladeiro, vale agreste - consiste em realizar um percurso progressivo de um rio ou ribeiro, transpondo os obstáculos verticais, através de técnicas e equipamentos de escalada. É geralmente composto por tobogãs (escorregas), cascatas, saltos para magnificas piscinas de água límpida, natação, descidas em Rappel, escalada e Trekking.

É uma modalidade recente (anos 70) que surgiu durante a exploração de rios e grutas por alguns aventureiros e exploradores.

O Canyoning é uma actividade extremamente segura e utiliza equipamentos de alta tecnologia e desempenho. Comunica sensação inexplicável de liberdade e harmonia ao perceber que fazemos parte da Natureza e estamos em contato com ela. Esta actvidade é uma óptima alternativa para quem quer se livrar do "stress" e da correria do dia a dia. Excelente terapia e Muitaventura.



Mais informações: mail@muitaventura.com | Contactos
Canyoning Rio Teixeira
Canyoning Rio Teixeira
Canyoning no Rio Teixeira
Canyoning no Rio Teixeira
Canyoning no Rio Teixeira
Canyoning Rio Teixeira


DSTQQSS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
empresas escolas grupos
AVENTURAS
CLIENTES
NEWSLETTER
Para receber no seu e-mail as Notícias, novas Aventuras e outras informações, inscreva-se na nossa newsletter.
Rua Marquês Viana, 31 Sintra
(LARGO DA FEIRA DE S. PEDRO SINTRA)
Telemóvel: +351 967 021 248 (TMN)
E-mail: mail@muitaventura.com

RNAAT 59/2007 Certificado de Turismo Natureza Registo nº 170/DRLVT
Visitas: 4566298
Todos os direitos reservados. © 2012 MuitAventura. Desenvolvimento e Design : iconO2 [www.iconO2.com]
Conflitos de Consumo